EU SOU ISSO






LER-ME É UM DESAFIO AOS RAROS, DOS DEDICADOS EM NÃO APENAS LER, MAS RELER. ENTENDER-ME EXIGE ISSO. UMA PROFICIÊNCIA DA DEDICAÇÃO ANALÍTICA. ASSIM, O QUE PARECEM TEOREMAS COMPLICADOS SE TORNAM CÓDIGOS REVELÁVEIS. FLOR NO ASFALTO. ORA! DRUMMOND!
LER-ME EXIGE LENTES PROFUNDAS, QUE ALCANCEM A ALMA. QUE NÃO PENETREM A EPIDERME. A CARNE NADA FALA DE MIM. SENTIMENTOS NADA FALAM DE MIM. É NECESSÁRIO EXPURGAR, NUM ATO QUASE QUE EXORCISTA, OS ERROS ENTRE PENSAR EM MIM, LER-ME E AFIRMAR O QUE SOU. ISSO É COSIA DIFICIL DE SE FAZER, MAS NADA QUE UM SENSATO NÃO TIRE COM FACILIDADE.
MEU PERIGO TALVEZ SEJA SER UM LIVRO ABERTO, E ISSO É ÁLCOOL, É SUBSTANCIA INFLAMÁVEL, PRÓPRIO PARA QUEIMAR OS INFANTIS. PORÉM, NÃO ENTENDEM QUE NA REALIDADE  NÃO INTENTO SÊ-LO. É UMA VOCAÇÃO, É UM DESTINO QUE ME PERSEGUE.  E O QUE DIRÃO DE MIM? APENAS QUE ESCREVO? NUNCA! JAMAIS! MINHA ARTE NUNCA FOI ESCREVER, MAS TRANSCREVER. É UM LABORIOSO TRABALHO DE OSTRA. SOFRO, PADEÇO, CANTO EM ÊXTASE DE DORES E ALEGRIAS, E APÓS O PARIR ABRO AOS OUVIDOS LIMPOS E IMPUROS MINHA PERENE ÁGUA LÍMPIDA. É CONSTANTE DO ESPÍRITO QUERER FALAR, SE EXPRESSAR, SE LIBERTAR DO ENFADONHO CÉREBRO. CAIO E DEITAR-SE A DESFRUTAR AS AS ESTRELAS. DESPEJAR-ME É UM ENCONTRO COM O TRANSCENDENTE. 
ALGUNS ME TÊM POR PROLIXO, INDAGO: COMO NÃO SER? ESTARIAM PREPARADOS OS OUVIDOS PARA MIM? GRATIFICARIAM-ME OU NA PRIMEIRA ESQUINA ESTARIAM ESPREITANDO-ME COM ARMAS DE VIOLENTOS SERES: A LÍNGUA?! INSTRUMENTO DANADO! MACABRO! DOMINADOR! QUE HORROR! QUE HORROR! 
É PEQUENO, MAS TEM PODER PARA INCENDIAR UMA ALMA. POSSUI EM SI O PODER DA NEO-INQUISIÇÃO CONTRA OS QUE DISCUTEM SEM MEDO A ARTE DO SER, PORÉM, SÃO  CONCEITUADOS COMO HEREGES IRREDUTÍVEIS DEVENDO PASSAR PELA FOGUEIRA SEMPRE ALIMENTADA DE BOA LENHA. LENHA DA PRIMEIRA QUALIDADE. LEMBRAREMOS  BEM DE ALGUÉM CONHECIDO. NÃO CHAMARAM AQUELE QUE TEMOS COMO O CRISTO DE PAI DOS DEMÔNIOS, O "BELZEBUL"?! O NOVO SER ESCANDALIZA O VELHO SER, O NOVO HOMEM NASCIDO DA ÁGUA E DO ESPÍRITO, ESCANDALIZA O VELHO HOMEM CORROMPIDO PELO PECADO. COMEREI PEIXE PODRE PARA NÃO ESCANDALIZAR OS QUE GOSTAM DOS FRUTOS DO MAR ENQUANTO HÁ MANÁ FRESCO EM MINHAS MÃOS DIARIAMENTE? O ÉTICO ENVERGONHA O VELHO SER, O AMANTE DA VIDA PÕE O SEDUTOR DA MORTE A ABRAÇAR-SE COM O COVEIRO, SEMPRE COVEIRO PARA ENTERRA A ESPIRITUALIDADE. 
ESPIRITUALIDADE É OUTRA COISA QUE NÃO ME FOGE. NÃO HÁ COMO FUGIR DELA. NEM MESMO OS INSENSATOS RETIRAM-NA DESSA LIMITAÇÃO QUE VOS FALA. PARA OBTÊ-LA TIVE QUE ENTENDER QUE PARA CHEGAR AOS CÉUS PRIMEIRO PRECISO PASSAR PELA TERRA, COM A MENTE NA TERRA, COM O ESPÍRITO NA TERRA, COM AS PREOCUPAÇÕES PRÓPRIAS DA TERRA, SEM NUNCA SE DEIXAR DOMINAR POR ELA. 
ATÉ AS MAIS ESCURAS DAS PROFUNDIDADES. CONFRONTA-O AO HORROR QUE GUARDA EM SI. EXIGE QUE LIBERTE OS ASSASSINOS DOS SENTIMENTOS, DO CORAÇÃO E DA PIEDADE. 
ESTOU A MERCÊ TODOS OS DIAS DA PROLIXIDADE, ELA É O CARRO EM QUE CARREGO MEU REI, MEU TESOURO, O QUE DEVE SER CULTIVADO EM ALTA ESTIMA PELOS HOMENS. SERVINDO-ME DE FIGURAÇÕES SINTO-ME EM DITADURA. QUEM SABE MEUS "AIS" SUPEREM "O CÁLICE" DE CHICO E TENHA O MESMO DESTINO: UM CERTO QUÊ DE LIBERDADE! 
EU SOU ISSO.
COPIADO POR MUITOS, MAS NUNCA RECONHECIDO. CITAM MINHAS FRASES, MEUS DITOS, MEUS POEMAS EM TODOS OS LUGARES QUE PODEM: ARTIGOS, SERMÕES, LIVROS, CÂNTICOS E VAI LONGE MEU ESPÍRITO ATRAVÉS DAS PALAVRAS. TODOS FALAM DE MIM, SÃO PARTE DE MIM. OS "DECENTES" PODERIAM RECORRER A PRECISÃO DE SUA PRÓPRIA HUMANIDADE A ENTENDER O RECONHECIMENTO QUE SE DEVE TER AO PEQUENO MESTRE. SUAS FALÁCIAS SÃO BOAS, BOAS POÉTICAS, BOAS FILOSOFIAS, BONS PENSAMENTOS: LADRÕES PERFEITOS, CAMUFLADORES DA SAPIÊNCIA. SOBEM COMO ALGUNS DOS GRANDES FILÓSOFOS QUE FURTANDO A ALMA DOS ILUMINADOS GARANTE SEU PÃO E HONRARIAS. 
EU SOU ISSO.
A FACE DE MENINO, DE FRANZINO, DE ALTURA NÓRDICA-ALEMÃ NADA TEM HAVER COMIGO. A IMATURIDADE QUE REVELO NA SUPERFÍCIE ANIMADA REPRIMO NAS PALAVRAS. NÃO SEJAM HIPÓCRITAS OS QUE ME LEEM. QUEREM SUBIR? QUE SUBAM. ADMIRE, PORÉM A ASA QUE TE LEVA. O CÉU QUE TE AGUARDA. O UNIVERSO QUE TE IMPELE A MERGULHAR MAIS NELE. ANTES DE VER-ME CONSIDERE UM POUCO MAIS DE MIM NA FALA, NA GAGUEIRA QUE SOLENEMENTE NÃO RETARDA FALANDO BESTEIRAS NEM IMBECILIDADES. APRENDAM E APRENDEREI DE VOCÊS. NÃO COMO MESTRE, MAS PEQUENO MESTRE, ISTO -É, APRENDIZ.  


CALMO PARA OS QUE ACHARAM A LENTE CERTA PARA LER ESSE LIVRO DE PÁGINAS MALEÁVEIS. 
TEMPESTUOSO PARA QUEM AINDA NECESSITA DE UM BOM OFTALMOLOGISTA. 

EU SOU ISSO.



                                                                                                                                                                     Dalmo Santiago Jr.

0 Response to "EU SOU ISSO"

Postar um comentário

Elogios, criticas, sugestões, comentários,mande-os para nós.